segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Manifesto dos professores da FAE- UFMG em apoio à greve dos professores da rede estadual.


MANIFESTO

Como professores e professoras da Faculdade de Educação da UFMG, manifestamos
nossa solidariedade com o movimento dos professores/professoras da Educação Básica
do Estado de Minas Gerais.
Nas últimas décadas, a Faculdade de Educação e a UFMG como um todo têm contribuído
junto com outros centros de formação para o aumento da qualificação docente,
pedagógica, da educação básica. Entretanto, a qualidade dos postos de trabalho não
melhorou no mesmo ritmo comprometendo a qualificação dos professores e a qualidade
da educação. Estaríamos negando a função formadora da universidade se não
apoiássemos as lutas legítimas dos professores por condições dignas e justas de exercer a
formação recebida.
Entendemos que não falta qualificação profissional aos docentes,  falta qualidade de
condições de trabalho. Somos testemunhas, como professores da universidade, que não
faltam por parte dos professores das escolas  públicas esforços pessoais e coletivos por
garantir seu direito à formação e por se qualificar em cursos de graduação,
especialização, de pós-graduação e de formação continuada. Porém, a elevação de sua
qualificação não tem correspondido à qualificação dos postos e das condições de trabalho
e a correspondente elevação dos salários. Ainda, os professores da educação básica são
aqueles pior remunerados entre os profissionais da administração pública, mesmo que
possuam idênticos níveis de qualificação.
Defendemos como legítimas suas lutas por melhores condições de trabalho e por um piso
salarial básico justo, conquistado como direito nacional e exigido por lei como obrigação
do Estado e dos governos de cada ente federado.
Como professores da Faculdade de Educação da UFMG, reconhecemos a história de mais
de 30 anos de luta do movimento docente por reconhecimento dos trabalhadores em
educação como sujeito de direitos. A consciência de sermos trabalhadores em educação
básica ou superior tem significado um  avanço histórico para a docência e, 2
particularmente, para a educação, que  passamos a defender como um dos campos
privilegiados de direitos, e não um território de favores e barganhas políticas.
Reconhecemos que este é um dos sentidos  políticos das lutas históricas do movimento
docente: avançar no reconhecimento da educação como campo de direitos e,
consequentemente, exigir do Estado e dos governantes seu dever de implementar
políticas públicas que garantam a educação como direito público. Reconhecemos o
movimento docente como o sujeito político que mais tem contribuído pela afirmação de
nosso sistema educacional público como garantia do direito à educação dos trabalhadores
e dos setores populares. Esse movimento vem tornando o sistema escolar mais público.
Espaço de direitos. Reconhecemos as lutas dos professores como parte das lutas
históricas das famílias e dos movimentos sociais.
Contrapor o direito dos professores a trabalho digno e a um justo salário básico ao direito
das famílias e dos seus filhos a uma educação de qualidade é  uma irresponsabilidade
política a ser denunciada. Em mais de 30  anos de luta, o movimento docente vem
defendendo a educação como direito de todo cidadão e dever do Estado. São mais de três
décadas de solidariedade política entre os  professores, seu movimento docente e a
diversidade de movimentos sociais que  lutam por reconhecimento. Solidariedade
constituída na luta para que o Estado cumpra seu dever público como Estado de direito.
A consciência do povo a seu direito à educação pública básica ou superior tem avançado
de maneira mais rápida do que a consciência e a prática do Estado e dos governantes a
cumprir seu dever público de construção de um sistema de educação. Estamos em tempos
de avanço da consciência do direito à educação, terra, moradia, trabalho, justiça,
igualdade. Conseqüentemente, estamos em tempos de solidariedade por pressionar o
Estado, seus governantes para cumprir com  urgência o seu dever de garantir essa
pluralidade de direitos às famílias populares e aos trabalhadores.
As famílias populares sabem de seus esforços por garantir o direito de seus filhos à
escola, à educação, ao conhecimento e à cultura. Lutam pela escola, mas sabem por
experiência que a escola que tem direito exige o trabalho de profissionais em condições 3
de cuidar, proteger, formar  e tratar com dignidade seus  filhos. As famílias populares
construíram uma imagem positiva dos educadores e educadoras dos seus filhos. Os
valorizam e com eles são solidários nas lutas por direitos  pois sabem que professores
quando negados em seus direitos não terão condições de garantir os direitos de seus
filhos.
Ao longo das últimas décadas, foram sendo construídas novas solidariedades políticas
entre o movimento docente, as comunidades de famílias populares e seus movimentos
sociais em lutas comuns por  direitos à escola, ao trabalho, à moradia, à terra, ao
transporte.
Condenar os professores e seu movimento  é uma forma de adiar seu reconhecimento
como trabalhadores sujeitos de direitos, é negar a constituição de um Estado de direito e
inviabilizar a conformação de nosso sistema educacional como espaço público.
Tentar contrapor o direito das  famílias e seus filhos às legítimas lutas dos professores
pela garantia de seus direitos é uma perversa e retrógrada estratégia que merece repúdio
de quem defende o estado de direito.
Merecem repúdio as estratégias que pretendem quebrar essa solidariedade. Compromisso
será reforçá-la. A sorte do direito popular à educação é inseparável da sorte, do avanço,
da garantia de direitos dos trabalhadores à educação. Por essas lutas estamos solidários.

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